4 dicas essenciais para montar o enxoval do seu bebê

Você acabou de descobrir que está grávida e a felicidade e a euforia tomaram conta da família, certo? Não era para ser diferente. Contudo, com a mudança de status tão repentina, surge a primeira preocupação da futura mamãe: como montar o enxoval do bebê?

 

Ao longo do seu desenvolvimento — entre luvas, mantas, sapatos, bodies, entre outros —, são vários os itens diferentes de que o bebê precisa. É tanta novidade que fica fácil para a mamãe de primeira viagem se perder e não saber bem o que e quando usar.

Mas não precisa se preocupar com a mala da maternidade! A boa notícia é que, neste artigo, separamos informações essenciais para ajudar você a saber o que o bebê usa no primeiro ano de vida e os cuidados que ele requer. Além disso, trazemos 4 dicas imperdíveis sobre como montar o enxoval do bebê. Preparada? Então, continue a leitura e confira!

Camisete maternidade para amamentação

De que o recém-nascido precisa?

Do nascimento até o primeiro ano de vida, o bebê cresce muito rápido. Basicamente, isso significa que ele perde roupinhas, adquire algumas necessidades e deixa outras de lado. A seguir, veja o que fazer em cada fase:

  • recém-nascido (PP ou RN) — roupinhas de saída da maternidade;
  • 1 a 3 meses (P) — no primeiro mês, o bebê precisa de roupinhas de frio para proteger a pele. É o que ele mais vai usar. Ao chegar no terceiro mês, ele já cresceu uma boa proporção e o indicado é usar bodies e outras peças curtas para facilitar a exposição ao sol;
  • 3 a 6 meses (M) — nessa fase, ele já começa a vestir blusinhas de manga. Use bastante as que tiver, pois é uma fase de crescimento rápido;
  • 6 a 9 meses (G) — nessa etapa, o ideal é usar peças mais fáceis de lavar, pois ele começa a comer alimentos diversos e também a explorar o ambiente e a engatinhar. As roupinhas precisam facilitar sua locomoção;
  • 9 a 12 meses (GG) — alguns bebês dão os primeiros passos nessa idade, portanto peças mais fresquinhas e confortáveis são uma boa pedida.
  • 12 a 18 meses (EG) — conjuntinhos de duas peças, vestidinhos para meninas e roupinhas mais resistentes são peças ideais nessa idade de muito agito.

maternidade pijama amamentaçao

Como montar o enxoval do bebê?

Agora que você já sabe que tipo de roupa priorizar em cada fase do seu filho, fique atenta a algumas dicas para não exagerar no enxoval e fazer tudo dentro das suas possibilidades.

 


Quer receber conteúdos como esse? Faça parte de nossa Lista VIP

* campos obrigatórios


 

Qual seu período de gestação?


 

1. Não exagere

Compre apenas o essencial para cada fase. No primeiro ano de vida, o ritmo de crescimento do bebê é bastante frenético. Ao completar 12 meses, ele pode estar pesando 3 vezes mais do que no dia do nascimento e terá crescido cerca de 25 centímetros.

2. Fracione as compras

Não é preciso comprar todos os itens do enxoval de uma vez. É interessante fracionar a compra e ir adquirindo os produtos conforme o bebê for crescendo. Compre as roupas necessárias para o primeiro mês, depois, vá comprando aos poucos de acordo com a necessidade dele (conforme indicamos no primeiro tópico). Dessa forma, fica mais fácil acertar o tamanho e dificilmente você perderá peças.

Camisola para amamentação

3. Garanta os produtos de higiene

Você pode fazer um chá de bebê e, além das fraldas, pedir alguns itens de higiene fundamentais para os primeiros meses de vida. Ou então, providencie por conta própria e não se esqueça de pomadas para assaduras, toalhinhas, lenços umedecidos, algodão, cotonetes, entre outros.

4. Pense nos cuidados com você mesma

Da mesma forma que nasce um bebê, também nasce uma mãe. Certamente, você precisará de alguns itens e cuidados que não faziam parte da sua rotina antes. Ao montar o enxoval do bebê, alguns produtos devem ser direcionados a você. Entre eles: lingeries para maternidade, absorventes para os seios, bombas de leite, travesseiro para amamentar, roupas específicas etc.

absorvente de seios lavavel    sutiã amamentação enxoval do bebe

Viu como é fácil montar o enxoval do bebê gastando pouco e comprando o essencial? Outra dica interessante é sempre fazer uma lista para não esquecer nada no momento da compra.

Sutiã Amamentação Sustentação Alça Confort   Sutiã Amamentação Sem Costura

Agora que já sabe o que comprar, veja o que esperar para os 9 meses de gestação e aproveite cada etapa dessa nova vida!

ebook o guia para uma gravidez saudavel e feliz

Esse artigo te ajudou? Comente ou responda aqui.