Você Sabe Quais São Os Alimentos Essenciais Na Amamentação Das Lactantes?

Confira alimentos essenciais na amamentação

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O período da amamentação, conhecido com lactação, é uma fase em que ocorre muitas mudanças no corpo da mulher. Essas mudanças são originadas desde a gestação, como é o caso da produção de leite.

Muitas mães não sabem, mas existe uma relação entre alimentação e leite materno. Até porque, tudo o que ela come pode influenciar no organismo do bebê. Sem esquecer também que se não haver cuidado, ela pode vir a sentir fraqueza e até desmaiar.

Para evitar que isso ocorra, confira abaixo tudo sobre os alimentos essenciais na amamentação. Acompanhe.

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Alimentação saudável

Para começar, é imprescindível que a alimentação da mãe seja totalmente saudável. Para isso, dê preferência aos alimentos naturais que são ricos em nutrientes. Eles garantem uma nutrição adequada ao organismo.

Com o corpo mais nutrido, há também maior disposição e energia, pois o organismo passa a funcionar adequadamente. Não deixe faltar: frutas, verduras, legumes, cereais, integrais, leguminosas e demais alimentos considerados saudáveis.

Carboidratos

Os carboidratos são a principal fonte de energia para o organismo. Sem o consumo adequado desses nutrientes, o organismo acaba respondendo. O resultado é a fraqueza, tontura, mal estar e até desmaios, pois ocorre baixa de glicose sanguínea.

Opte, portanto, por alimentos fontes de carboidratos complexos: cereais integrais (arroz, aveia, milho, quinoa, etc.), sementes (linhaça, chia, gergelim, etc.), leguminosas (feijão, soja, grão de bico, lentilha), oleaginosas (castanhas, nozes, amendoim, amêndoa, etc.), raízes e verduras.

Proteínas

As proteínas também são essenciais, principalmente para dar força. Isso porque esses nutrientes são os responsáveis pela construção  e fortalecimento muscular.

Portanto, escolha alimentos fontes de proteínas, indicados para serem consumidos, são os de origem animal. Entre eles estão: como carne bovina magra, aves, peixes e ovos, pois são os ricos em proteínas de alto valor biológico.


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Gorduras boas

As gorduras boas também são excelentes fontes energéticas e, por isso, devem ser consumidas diariamente pelas lactantes.

Elas estão presentes em alimentos como oleaginosas: azeite de oliva extravirgem, óleo de coco extravirgem, frutas como abacate, sementes como chia e linhaça e peixes como sardinha, atum, carpa, truta, entre outros.

Vitaminas

Quando falamos de vitaminas, estamos nos referindo a algumas preparações

Para preparar as vitaminas, você pode combinar alimentos como frutas, leite, oleaginosas, sementes e até suplementos energéticos. Estes suplementos, para serem consumidos, devem ter indicação médica ou nutricional.

Ferro

O ferro é um nutriente essencial para a lactante, pois evita o aparecimento da anemia. Esta condição geralmente causa vários sintomas, entre eles fadiga e fraqueza.

As fontes alimentares de ferro são os alimentos de origem animal (carnes e vísceras) e alimentos de origem vegetal (leguminosas e vegetais de cor verde-escura).

No caso dos alimentos vegetais, estes devem ser consumidos associados a alimentos fontes de vitamina C como laranja. Outros são: limão, acerola, kiwi, entre outros, para que o ferro desses alimentos seja absorvido.

Cálcio

Muito importante para toda grávida, o cálcio é outro mineral que deve estar no cardápio.

O cálcio tem o poder de regular de regular os processos do organismo materno, além de ser um grande aliado no sistema ósseo.

Os alimentos que contém cálcio são: leite desnatado, iogurte integral, leite integral e queijo contage. Obviamente que este é um resumo da quantidade de alimentos que contém cálcio.

Vitamina D

A vitamina D é um nutriente tão importante quanto o cálcio para os ossos. É essa vitamina que ajuda na deposição de cálcio nos ossos, ou seja, ela facilita a absorção de cálcio dos alimentos.

A vitamina D pode ser encontrada em alguns alimentos, mas a melhor forma de obtenção é através do sol. Por isso, você pode se expor diariamente ao sol não muito forte por 15 a 20 minutos. Esse tempo já é o suficiente para garantir uma boa quantidade de vitamina D diária.

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Triptofano

O triptofano é um aminoácido que, entre outras funções, é um precursor da serotoninam - um hormônio que participa do processo do sono. Ele também ajuda a a combater a ansiedade e o estresse, melhorando a disposição do corpo.

Por isso, o triptofano também é um nutriente indicado para a lactante. Ele é classificado como um aminoácido essencial e, por isso, só pode ser obtido através da alimentação. Você pode encontrá-lo em alimentos como leite e derivados.

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Para complementar esta DICA, consulte uma nutricionista para acompanhamento da alimentação durante a amamentação. Aproveite e confira as lindas peças para lactantes que a Dica de Lingerie tem reservada para você.

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