Amamentação, entenda a sua importância.

Desde a descoberta da gravidez, a mulher já se imagina com o filho nos braços. Aquele serzinho frágil, que acabou de chegar ao mundo, precisará de todo o cuidado e dedicação dos pais para crescer saudável.

Nesse cenário, a importância da amamentação se destaca. É por meio dela que a mãe fornecerá tudo que o bebê mais precisa: alimento, carinho e atenção. Quer saber mais sobre esse momento tão especial?

Siga a leitura e confira!

Qual é a importância da amamentação?

O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode receber. Inclusive, ele deve ser o único até os seis meses de idade, já que é a principal fonte dos anticorpos, vitaminas, proteínas e gorduras necessários.

Para a mãe, o ato de amamentar também traz muitos benefícios. Durante a amamentação o corpo libera ocitocina, que é um hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Além disso, ele aumenta a queima de calorias, facilitando a perda da gordura acumulada durante a gestação.

Como ter uma mamada tranquila?

A importância da amamentação não para nos benefícios físicos: a conexão entre mãe e filho ganha muito com esse ato! Entretanto, é preciso que seja um momento tranquilo e prazeroso para os dois.

A mãe deve usar roupas confortáveis e apropriadas. Um body ou sutiã de amamentação, por exemplo, facilitam o momento da mamada. Dê preferência às lingeries de algodão, que costumam oferecer mais conforto.

 

Procure um lugar tranquilo para amamentar. O ambiente interfere diretamente na tranquilidade da mãe e da criança e o excesso de estímulos pode atrapalhar.

A postura também é importante! Serão muitas horas de amamentação por dia. Por isso, é essencial evitar dores e desconfortos. Almofadas e travesseiros ajudam a posicionar melhor o corpo da mãe e do bebê.

Amamentar dói?

O ato de amamentar não deve ser dolorido. O que acontece é que no inicio da amamentação os seios da mãe ainda não estão totalmente preparados, principalmente se for na primeira gestação. O ideal é utilizar cremes específicos para esse momento, para que os mamilos não comecem a "rachar". Se isso acontecer, é porque alguma coisa está errada. Os mais usados são a base de lanolina, como o HPA Lanolin. O problema mais comum, nesses casos, é a pega do bebê.

Ao mamar, a criança deve abocanhar o mamilo e boa parte da aréola. Os lábios devem estar virados para fora, como um peixinho. Na posição tradicional, o corpo do bebê deve estar virado para a mãe, barriga com barriga, e a cabeça acima do bumbum.

Entretanto, é possível tentar outras posições. A invertida, por exemplo, consiste em colocar a cabeça do bebê apoiada no antebraço do mesmo lado do seio que será utilizado. Neste caso, o corpo da criança fica na lateral da mãe.

Modo de Usar: Espalhe uma quantidade do tamanho de uma ervilha entre os dedos e aplique no mamilo após amamentar.
Uso pré-natal: Indicamos começar a utilizar a partir do sétimo mês de gestação para hidratar e preparar a pele.

Durante as primeiras semanas de amamentação os mamilos podem ficar sensíveis e necessitem usar a concha para seios. Fica localizado dentro do sutiã, ajudam a formar o bico e a manter os mamilos arejados, se eles estiverem rachados. Há modelos que recolhem o leite que vaza num seio enquanto o bebê mama no outro.

 

 

 

 

 

 

 

 

Durante as primeiras semanas é absolutamente normal o mamilo ficar rachado ou machucado por conta da amamentação.

 

O que pode atrapalhar a amamentação?

A OMS — Organização Mundial de Saúde — desaconselha o uso de qualquer bico artificial para bebês. Isso inclui mamadeiras, chupetas ou protetores de silicone para os seios. Esses utensílios podem causar confusão, levando a criança ao desmame precoce.

O componente emocional também influencia! Mães estressadas, com ansiedade ou depressão podem ter mais dificuldades para amamentar seus bebês.

A importância da amamentação é enorme para a saúde do bebê. É por meio dela que esse novo ser conseguirá iniciar a sua vida com saúde física e emocional. Invista nesse momento de conexão com seu filho e procure ajuda sempre que alguma coisa atrapalhar. Aproveite o espaço dos comentários e deixe seu depoimento ou dúvida. Vamos conversar?

Como é a rotina?

Partindo do princípio de que cada criança tem seu ritmo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério da Saúde recomendam a prática da amamentação em livre demanda.

A rotina é determinada pelos pais e ou podem obedecer a uma rotina sugerida por um especialista. A amamentação nesse caso acontece a cada três horas e a duração de cada mamada já vai depender do seu bebê. Por impor certa ordem e ritmo, a rotina acalma e dá segurança ao bebê, pais e cuidadores. Para os papais e mamães de primeira viagem, a rotina oferece a promessa de que a criança dormirá, comerá e brincará o suficiente. Além disso, os pais terão horários previsíveis de sono e descanso.

Alguns pais optam pela rotina mista. Ou seja, apesar dos horários determinados para as mamadas, banho e dormir, eles não precisam ser seguidos à risca. Os horários podem ser decididos por você, com base nos ritmos naturais do seu pequeno.

Algumas mamães necessitam de colocar na sua rotina a extração do leite, pois a produção do leite nos 3 primeiros meses de amamentação esta na fase em que o corpo vai controlar a quantidade que seu bebê vai mamar e com isso a quantidade de leite que o corpo vai necessitar produzir para supri o seu bebê. Por isso ficamos com o peito com muito leite, as vezes ate empedrando necessitando a extração para aliviar a mamãe. Temos uma sugestão que foi a que eu usei e gostei muito pois ela é bem prática, o preço é médio entre as opções encontradas no mercado, não dói para extrair e é de fácil higienização pois todos esses fatores são de suma importância na escolha da sua bombinha para extrair o leite.

Marca: Avent
Extrator De Leite Avent Pétala Manual Branco

Bombinha de leite avent philips

Qual mamãe que já não sujou o sutiã de leite pois deu horário do seu bebe mamar?

Outra dica é o uso do absorvente para seio para não molhar o sutiã e a roupa da mamãe e não necessitar de ficar trocando tantas vezes o sutiã por dia, pois durante uma mamada e outra é claro que pode vazar e até mesmo quando esta amamentando em um peito o outro vaza. Então os absorventes são super necessários para o conforto da mamãe. Você está feliz e orgulhosa por estar amamentando, mas não precisamos expressar isso atrás da roupa molhada! Os absorventes são muito necessário também quando tem que usar pomada no seio devido a rachadura para não manchar o sutiã ou a roupa. Existe no mercado o absorvente para seio descartável que temos algumas sugestões que estão na imagem abaixo ou o lavável eu fica mais em conta além disso é em malha 100%algodao para não dar alergia e temos em nossa loja e está na foto abaixo também.

 

 

 

 

 

 

Conforto ao amamentar

Já imaginou uma poltrona linda e confortável que agrega beleza à decoração e ainda faz com que os seus momentos sejam mais prazerosos? A Poltrona Decorativa giratória é uma excelente opção para deixar qualquer ambiente mais aconchegante e sofisticado! Seu modelo com estampa geométrica é atraente e muito charmoso.

Devemos levar em consideração ao escolher a cadeira de amamentação:

cadeira amamentaçãoEste item que vamos falar para incluir no enxoval por ser muito volumoso, mas ele é totalmente essencial para quem vai amamentar.

A almofada de amamentação permite um ajuste seguro e confortável do bebê ao corpo, tornando o ato um momento mais prazeroso para ambos. Já para quem teve parto com cesária, a almofada reduz a pressão sobre o abdômen.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Essas são as dicas da mamãe de segunda viagem, Mariana Bastos.

2 ideias sobre “Amamentação, entenda a sua importância.”

  • Aline Alexandre junho 9th, 2017 às 7:08pm

    Estou na terceira gestação. Minhas duas filhas já saíram do hospital com complemento, ficavam até duas horas no seio e ainda choravam com fome. As duas também tiveram alergia à proteína do leite de vaca. Meu maior medo é a alergia pois tenho receio de minha filha também precisar de complemento. Estou grávida de 20 semanas.

    Responder
    • Olá Aline, Tudo Bem?
      Que legal seu depoimento, esse assunto é muito importante para nós e já estávamos desenvolvendo uma matéria sobre ele.
      Em breve vamos colocar no ar, provavelmente esse mês ainda. :)
      Seria bom já se cadastrar no site para receber e-mail com o conteúdo assim que ficar pronto.
      Bjs,
      Mari

      Responder
Esse artigo te ajudou? Comente ou responda aqui.