Saiba por que atividades para gestantes são obrigatórias

A gravidez ainda é um evento rodeado de mitos e tabus que mais atrapalham do que ajudam. Uma das grandes dúvidas e preocupações da futura mãe é se atividades físicas para gestantes são seguras.

A boa notícia é que não só são seguras, como são muito recomendadas! Assim como para todas as pessoas que não esperam um bebê, os exercícios são uma fonte inesgotável de saúde e bem-estar. No caso das grávidas, só é preciso ter alguns cuidados a mais.

No post de hoje, vamos explicar por que as gestantes não devem deixar de praticar exercícios, os benefícios que eles trazem e algumas atividades bem recomendadas para as mulheres nessa fase. Ficou curiosa? Venha com a gente!

Por que manter a atividade física para gestantes

Durante os nove meses da gestação, há duas coisas muito importantes acontecendo: um bebê está se formando e uma mãe está sendo criada. Não só o feto está se desenvolvendo, mas todo o organismo da mulher também está se preparando para o ápice dessa fase, que é o parto.

Nesse momento, o corpo precisará estar em pleno funcionamento. Órgãos trabalhando em todo seu potencial, tecidos e músculos fortalecidos, emocional e psicológico preparados para todas as mudanças que ainda estão por vir. A atividade física consegue ajudar em todos esses pontos.

Na gestação, os exercícios têm o poder de:

  • reduzir as cãibras e as dores provenientes da má postura pelo excesso de peso;
  • melhorar a circulação do sangue, diminuindo os inchaços;
  • contribuir para um melhor funcionamento do intestino;
  • manter controlada a pressão arterial;
  • auxiliar no controle do peso corporal;
  • equilibrar o humor.

Tudo isso também se refletirá em uma recuperação pós-parto mais rápida e em mais bem-estar.

Tipos de exercícios mais indicados

Veja quais tipos de atividades físicas as gestantes podem praticar e os cuidados necessários em cada uma.

Caminhada

Melhora o desempenho cardiorrespiratório e é uma das grandes armas contra o inchaço. A gestante pode até dar uma corridinha, se já praticava o esporte antes. Mas tomando um cuidado: pegue mais leve. Uma corrida intensa demais pode sobrecarregar o corpo.

Natação

Também um exercício aeróbico, a natação ajuda na circulação, capacidade respiratória e diminui os inchaços. Ela também promove fortalecimento muscular de todo o corpo. Se nunca tiver nadado antes, é recomendado que a gestante comece com uma intensidade baixa e vá aumentando sempre de acordo com seus limites.

Hidroginástica

Essa prática é uma alternativa para as futuras mães que desejam um exercício na água, mas não se sentem bem nadando. Se a piscina for aquecida, cuidado com a temperatura: ela não deve ultrapassar os 31°C, para evitar uma vasodilatação, que pode levar a desmaios e aumento de temperatura do bebê.

Pilates

É um dos exercícios mais indicados para gestantes, principalmente pelo fortalecimento muscular, pela melhora postural e da respiração. Todos esses fatores serão importantes para um parto mais tranquilo e sem intercorrências.

Ioga

Além do fortalecimento muscular e do alongamento, a ioga também promove o relaxamento e fornece ferramentas para gestão do estresse. Essa prática é muito recomendada para as gestantes que sentem dores na coluna.

Alguns centros de ioga têm turmas exclusivas para futuras mamães. Fazer atividades em grupos só para gestantes pode ser uma ótima ideia, pois aumenta a motivação.

Depois do parto também pode

E deve! As recém-mamães só devem ficar atentas ao melhor momento para retomar as atividades físicas. Cada organismo reage a uma gravidez e a um parto de formas muito diferentes. Por isso, é fundamental consultar seu médico para saber quando e como retomar as atividades físicas.

Basicamente, as mesmas práticas recomendadas durante a gravidez podem ser feitas no puerpério. E, aos poucos, a mulher pode ir retomando sua rotina normal e voltando a fazer as atividades que tinha antes de engravidar.

Não se deixe ser engolida pela preguiça e pela rotina! A gravidez e os primeiros meses de vida do bebê são, sem dúvida, períodos muito intensos e cansativos. Mas os exercícios podem te ajudar a passar por eles de forma mais suave e saudável.

Você praticou atividades físicas para gestantes e gostaria de compartilhar a sua experiência? Ficou com alguma dúvida? Escreva para nós nos comentários!

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