Câimbras na gravidez: O que fazer e como fugir delas?

caimbras-na-gravidez-como-evitar

Você está grávida e costuma ter câimbras? Ou ainda não aconteceu e você quer evitar? Em qualquer um dos casos, esse artigo é para você! Entenda um pouco melhor como funcionam as cãibras na gestação e o que pode ser feito para fugir delas!

Será que é um problema? Na verdade, é bastante comum que ocorram cãibras (ou câimbras) na gravidez! E elas ficam mais frequentes a partir do segundo trimestre.

Por que acontecem câimbras na gravidez?

A medida em que a barriga começa a pesar, a postura da mulher se modifica buscando equilíbrio. Com isso, acontece um excesso do esforço dos músculos que não possuem condicionamento. A cãibra nada mais é do que uma contração muscular involuntária por causa do excesso de esforço de um músculo.


Quer receber conteúdos como esse? Faça parte de nossa Lista VIP

* campos obrigatórios


 

Qual seu período de gestação?


Além disso, no último trimestre o bebê precisará de cálcio para constituir os seus ossos, o que diminuirá esse mineral no organismo materno. Isso também influencia na ocorrência das cãibras.

O que podemos fazer para evitá-las ou minimizá-las?

Veja agora as dicas abaixo!

- Exercícios físicos

Você precisará de condicionamento físico para suportar o peso da barriga. Por isso, lembre-se de praticar alongamentos antes e depois das principais atividades do dia e especialmente antes de dormir. Ao fortalecer os músculos, o impacto do peso da barriga é menor.

Calça de malhar para gestantes

É normal não encontrar roupas que se adaptam bem ao nosso barrigão e sirvam de forma confortável na gravidez, e ainda por cima ideais para a prática de exercício físico sem te apertar. Mas você pode conferir roupas fitness de malhar especialmente para grávidas agora clicando aqui!

calça-malhar-gestante Calça para gestante confortável na barriga!

- A alimentação:

Vigie as suas taxas de nutrientes (potássio, magnésio e cálcio).

Além disso, o excesso de fósforo em salgadinhos, refrigerantes e frios podem interferir no balanço do cálcio e facilitar as cãibras.

sutiã de amamentação alça confortável Sutiã para amamentação de copa c e alça confortável.

Consuma alimentos que contém cálcio (leite e derivados), magnésio (alimentos de folhas verde-escuras), grãos como lentilha e feijão. Banana, tomate, feijão branco e cenoura para o potássio.

Costuma sofrer ou já sofreu com cãibras na gravidez?

Faça alongamentos quando sentir algum grupo muscular afetado. Faça também massagem no músculo atingido. Além disso, tome um banho de água quente ou coloque uma bolsa quente no local.

calça de malhar gestante Calça de malhar própria para gestantes.

Saiba também que caminhadas curtas é uma dica para aliviar a dor. E preste sempre atenção na postura correta e evite manter as pernas cruzadas. Evitar os saltos altos também é uma dica!

guia e-book grátis gravidez saudável feliz

Para ler mais sobre exercícios e se manter em forma na gravidez, é só clicar aqui!

Esse artigo te ajudou? Comente ou responda aqui.