Candidíase nas mamas: o famoso sapinho! O que fazer?

candidiase-nas-mamas-o-que-fazer

E agora? O que fazer e como evitar a candidíase nas mamas, o famoso sapinho?

A candidíase da mama no pós-parto é muito comum. O que é? A candidíase das mamas é uma infecção que pode atingir só a pele do mamilo e aréola ou até os ductos de leite.

sutiã amamentação alça de silicone

Leite ou sapinho? Fique atenta! Raramente terão placas esbranquiçadas nos mamilos, como afirma o Ministério da Saúde. A criança pode apresentar crostas brancas na boca, que podem ser confundidas com as de leite. Mas a diferença é que as do leite são removidas sem machucar a língua ou gengivas do bebê.

Sutiã de amamentação com bojo Sutiã de amamentação com bojo

E na mulher? Os sintomas são: dá coceira, sensação de queimadura e dor tipo agulhadas nos mamilos que continua após as mamadas. A pele dos mamilos e aréola pode ficar avermelhada, brilhante ou irritada, ou com fina descamação. Algumas mães relatam ardência.

O que facilita esse problema?

Umidade, lesão dos mamilos e uso pela mulher de antibióticos, contraceptivos orais e esteroides. Na maioria das vezes, é a criança quem transmite o fungo, mesmo quando a doença não seja aparente.

O que fazer para evitar?

Lembre-se: O fungo cresce em meio úmido, quente e escuro. Então, as dicas para prevenir e evitar a instalação da cândida são:

- Mantenha os mamilos secos e arejados, e exponha-los à luz por alguns minutos ao dia.

- A mãe e o bebê devem ser tratados ao mesmo tempo, mesmo que a criança não apresente sinais evidentes de candidíase. O tratamento inicialmente é local e a base de cremes/pomadas tópicos que a mulher pode aplicar após cada mamada.

sutiã-amamentação-renda

Mas além de fazer o tratamento específico contra esse fungo, algumas medidas são dicas úteis durante o tratamento:

- Enxague os mamilos e seque-os ao ar livre após as mamadas. Expô-los à luz por pelo menos alguns minutos por dia.

- O sutiã de amamentação te ajuda a cuidar dos mamilos, facilitando o acesso para mantê-los limpos e facilitam na hora de expô-los ao sol. Você também encontra tops, camisetas de amamentar e body de amamentação em diversos modelos.

camiseta-amamentação-blog

- As chupetas e bicos de mamadeira são fontes importantes de infecção, por isso, caso não seja possível eliminá-los, eles devem ser fervidos por 20 minutos pelo menos uma vez ao dia.

manual completo amamentação eficaz grátis

Gostou das dicas para a candidíase? Continue lendo dicas para a fase da amamentação, pós-parto, saúde do bebê e muito mais clicando aqui!

Leia também: Como saber se o bebê está com calor ou frio?

 

Esse artigo te ajudou? Comente ou responda aqui.