Saiba Quais Cuidados Você Deve Ter Para Lavar As Roupinhas Do Bebê

O sabão para lavar as roupinhas do bebê deve ser especial

Para quem acha que 9 meses “duram uma vida”, ainda não parou para pensar na quantidade de coisas para resolver até o parto. Lavar as roupinhas do bebê é uma delas.

Algumas mães podem achar simples. Já outras, óbvio demais. No entanto, saiba que higienizar item por item é um processo delicado e deve ser feito, já que as peças passam de mão em mão nas lojas.

No processo de engomar, você vai entender o motivo pelo qual não se poder lavar as roupas com qualquer sabão, e que jamais se deve misturar as roupinhas do bebê com as de adultos.

Tudo isso e mais um pouco será explicado a seguir. Acompanhe o passo a passo e se atenha ao prazo que elas deverão estar organizadas.

A pele do bebê é muito delicada

Especialistas alertam que não se deve lavar as roupinhas do bebê com qualquer sabão. Em supermercados é possível encontrar  produtos especiais para esta higienização.

A recomendação são os sabões neutros – preferencialmente de coco (liquido ou em barra). Os amaciantes devem ser mantidos longe para evitar alergias e problemas respiratórios futuros.

Investique se há algo nas roupas que possa incomodar

Antes de juntar todas as peças para lavar, verifique uma por uma, corte as etiquetas e arranque objetos duros, como botões extras.

Aqui é importante lembrar que tecidos rústicos não são ideias para os bebês. Assim também, ao dar de mamar, você deverá escolher roupas de amamentação com tecidos leves e confortáveis para não irritar o rostinho dele.

Importância de separar por cores

Sendo você, mamãe, ou outra pessoa quem vá lavar, se atenha e oriente a separar as peças por cores. Feito, você irá evitar manchas, como pode acontecer de um tecido branco em contato com um vermelho, por exemplo.

Caso isto venha a acontecer, o uso do vinagre e do talco está liberado para tentar corrigir o problema. No entanto, tenha cuidado para não estrar já na primeira lavada.

Lavar as roupinhas na máquina ou na mão?

Nos primeiros meses é bom evitar lavar as roupinhas do bebê na máquina de lavar, exceto se colocadas em fronhas ou em sacos especiais.

E, jamais, misture as peças dele com as dos demais adultos. Os motivos são vários e entre eles estão o fato de algumas pessoas terem problemas de pele. Sem contar o suor forte que ficam nas roupas adultas e toda a contaminação vinda da rua. Resumindo: o DNA dos adultos é totalmente diferente do DNA dos bebês.

Lavadas as roupinhas do bebê, coloque-as para secar...

Coloque todas as peças para secar na sombra. No caso das roupas mais claras, pode deixar no sol, pois isso vai evitar a proliferação de fungos.

Secar na secadora não é muito recomendado. Até porque, isso pode fazer com que as roupas encolham.

Roupinhas do bebê prontas, hora de engomar

Após todo o processo e as peças estarem secas, é hora de passar todas elas. O ferro quente vai eliminar as impurezas que ainda estão nas roupas.

Dobre tudo e coloque em sacos plásticos. Pode até sacos herméticos, encontrados em supermercados. O ideal é está com tudo pronto, inclusive a mala maternidade, até a 36ª semana de gestação.

  Assim como as roupinhas do bebê, todos os objetos devem ser higienizados até os 6 meses de vida, de acordo com os especialistas.

2 ideias sobre “Saiba Quais Cuidados Você Deve Ter Para Lavar As Roupinhas Do Bebê”

Esse artigo te ajudou? Comente ou responda aqui.