Conheça 3 exercícios práticos que ajudam no parto normal

Muitas mamães sonham em dar à luz de forma natural. Essa é, sem dúvidas, a maneira mais linda e humana de se colocar uma criança no mundo. Para isso, é preciso preparar o corpo com antecedência, praticando exercícios que ajudam no parto normal.

exercicios praticos para parto normal

Além de facilitar a saída do bebê, preparar seu corpo com exercícios físicos pode diminuir as tão temidas dores do parto e os incômodos da gravidez.

Os exercícios para gestantes que citaremos a seguir são simples, não requerem equipamentos especiais e, com certeza, garantirão a vocês, mamães, toda a força e a flexibilidade necessárias para ter o seu bebê sem complicações.

exercícios facilitar parto normal

Ficou curiosa? Então confira as dicas!

Exercícios que ajudam no parto normal

1. Exercício de Taylor

Popularmente conhecido como “posição da borboleta”, esse exercício fortalece os músculos internos das coxas, alongas as costas e a pélvis, além de corrigir a postura.

É um dos exercícios mais importantes, já que durante o parto normal a mulher passa um bom tempo com as pernas abertas, por isso é tão essencial trabalhar o músculo das coxas durante os exercícios.

Praticar o exercício de Taylor é muito simples: sente-se no chão com as costas eretas e as pernas na “posição borboleta” (junte as solas dos pés e separe os joelhos, levando-os em direção ao chão). Empurre seus joelhos contra o chão lentamente. Vá no seu limite, não force demais! Mantenha-se na posição durante 20 segundos e repita o processo 10 vezes.conjunto fitness gestante grávida

2. Agachamento

Esse tipo de exercício dilata a saída pélvica. Sendo assim, o bebê terá mais espaço para nascer. Os agachamentos também fortalecem (e muito) todos os músculos das pernas, que serão essenciais na hora do parto. Pode parecer muito simples de início, mas esse exercício, se feito de forma errada, pode prejudicar suas costas e causar dores. Faça-o corretamente:

Encoste totalmente suas costas em uma parede com a coluna reta, de forma que seus ombros também toquem a parede. Seus pés devem estar separados, alinhados com seus ombros e a uma boa distância da parede.

Agache lentamente até que suas pernas fiquem paralelas ao chão. Cuidado! Quando for agachar, tente deixar suas costas eretas o tempo todo. Empinar o bumbum para trás facilita o movimento e evita que você machuque a sua coluna.

Mantenha-se agachada durante dez segundos respirando fundo e repita dez vezes a sequência.

gestante fitness exercícios facilitar parto normal

3. Inclinação pélvica

Está aqui um exercício para fortalecer os seus músculos abdominais! A inclinação pélvica também ajuda a prevenir as dores na coluna durante a gestação e o parto pois alonga as costas, além de dilatar a saída pélvica.

Há várias maneiras de praticar a inclinação pélvica, porém existe uma posição mais comum. Coloque-se de quatro apoios sobre o chão, com as mãos e os joelhos apoiados. É importante que você sempre mantenha a cabeça erguida e alinhada com a coluna.

Em seguida, arqueie suas costas para cima, encolha o bumbum, prenda a respiração e permaneça assim durante alguns segundos. Depois curve as costas para baixo e empine o bumbum. Repita o movimento dez vezes.

Comidas que ajudam no parto normal

Tâmaras, abacaxi, alho, alcaçuz e todo tipo de alimento picante induz o parto e estimula as contrações uterinas, assim como o orégano e o manjericão. Por isso é aconselhável que a mulher coma esse tipo de alimento apenas na reta final da gestação, pois eles agem como um catalisador para o parto normal.

Alimentação durante o pós-parto

Durante o pós-parto, a mulher deve continuar comendo mais: a mamãe precisa ingerir 400 calorias a mais do que ela está habituada. Também é preciso ter atenção ao que se come, porque os nutrientes ingeridos pela mãe serão passados ao bebê por meio do leite.

De acordo com matéria de fevereiro de 2014, na Revista Crescer, o ideal é que a mulher tenha uma dieta baseada em frutas, verduras, legumes e bastante carne branca, além de beber muita água. Alimentos como feijão, cebola, repolho, chocolate e leite de vaca devem ser evitados.

alimentação pós parto

Seguindo todas essas dicas e praticando esses exercícios que ajudam no parto normal, temos certeza de que você terá um parto tranquilo.

Gostou do conteúdo? Achou as dicas interessantes? Então compartilhe este post em suas redes sociais para que mais mamães saibam sobre essas dicas.

ebook o guia para uma gravidez saudavel e feliz

Esse artigo te ajudou? Comente ou responda aqui.