Conheça Os Mistérios Das Alterações De Humor Na Gravidez

Como lidar com o humor na gravidez? 

alterações de humor na gravidez

Sou casado há alguns anos e, depois de muita espera, minha esposa ficou grávida do primeiro filho. Nosso grande sonho estava se realizando. Só que o tempo foi passando e fui me deparando com um detalhe: os terríveis hormônios e alterações de humor na gravidez!

Pensei que fosse enlouquecer diante de tudo o que acontecia à minha esposa. Porém, cheguei à conclusão de que eu poderia fazer algo simples: ter paciência e manter o pensamento positivo. Afinal, seriam apenas 9 meses, e esse pesadelo logo acabaria, pois essas variações de humor são normais em qualquer gestante.

Por isso, tive algumas atitudes nesse curto período - que parecia longo até demais! Elas vão servir para ajudar os futuros pais que estejam passando pela mesma situação. Confira!

Qual a relação entre hormônios e humor na gravidez?

Sei mais que ninguém o que os hormônios causam no corpo da mulher durante a gravidez. Ela provocam grandes alterações físicas e emocionais.

Nos primeiros 3 meses, as alterações hormonais se iniciam e, com elas, os enjoos e vômitos. Por mais que sejam chatas, essas alterações são normais e não prejudicarão a mãe e o bebê.

O hormônio HCG — gonadotrofina coriônica humana — é o principal responsável por tudo isso.

Já no segundo e no terceiro trimestre da gestação, os principais vilões começam a ser produzidos: a progesterona e o estrogênio, responsáveis pela alteração hormonal.

Também servem para relaxar a musculatura do útero e são fundamentais para crescimento das mamas e o aumento da pelve, o que facilitará a passagem do bebê na hora do parto.

Ao longo da gestação, os hormônios estrogênio, HPL e somatomamotropina coriônica humana também começam a ser produzidos. Eles são fundamentais no processo de lacto gênese — início da produção de leite materno — e adaptação final do corpo da mulher para o parto.

E quais atitudes foram essenciais nesse período?

body em renda gestante

Assumi as tarefas de casa

Comecei a assumir as tarefas da casa que eu nunca nem tinha pensado em executar. Cuidava das louças do jantar e dos banheiros, além de varrer o chão e tirar o pó dos móveis.

Fiz o possível para que ela pudesse descansar e dar prioridade a outros fatores da gestação.

Procurei ser mais atencioso

A atenção é importante nesse período. Afinal, ela estará mais sensível, além de ter dúvidas sobre a gravidez — que eu também tenho.

Então, estar por perto, buscar informações juntos, ajudar a fazer planos para o futuro do nosso filho e outras ações como essas trouxeram mais segurança para ela.

Dei importância a seus desejos

Por mais que fossem malucos, como, por exemplo, comer batata frita com sorvete, sempre procurei suprir os desejos de grávida da melhor forma — mesmo acontecendo em uma madrugada chuvosa.

Também a presenteei muitas vezes, por mais que ela não me pedisse, para que ela se sentisse sempre lembrada e querida.

conjunto gestante colorido bonito

Eu me mostrei — ainda mais — interessado por ela

Devido aos hormônios, sua autoestima estava em baixa e ela se sentia feia devido ao inchaço e espinhas que apareceram em decorrência da gravidez.

Por isso, sempre demonstrei interesse pela sua situação física e a cobri de elogios, para que sua insegurança fosse embora e ela se sentisse mais bonita do que já era. O objetivo era que ela tivesse mais amor-próprio e se cuidasse, renovando suas energias.

Fui um grande companheiro

Eu a acompanhei em todos os exames e pré-natais que pude, vendo de perto o crescimento e desenvolvimento do nosso filho, deixando-a segura e protegida.

Participei de todos os planos

Desde a escolha do nome, até as compras relacionadas ao bebê — ajudei a decidir as cores da decoração do quarto e as peças do enxoval. Sempre procurei me manter presente e participativo.

Lidar com a esposa grávida é um grande desafio para nós, homens. Mas, seguindo minhas dicas sobre como amansar a fera, qualquer pai tirará de letra os problemas de humor na gravidez de sua esposa.

Gostou deste conteúdo? Baixe gratuitamente nosso e-book "O Guia da Gravidez Confortável" e tenha ainda mais dicas sobre esse assunto!

ebook gratuito dica de lingerie gravidez confortável

Esse artigo te ajudou? Comente ou responda aqui.