Está querendo engravidar? Saiba quais são as precauções!

Pensando em engravidar?

Pensando em ter um filho? Que legal! Primeiramente, desejo que tudo corra bem e que ele venha com muita saúde. Mas, atenção: no pacote dos fatores que normalmente devemos considerar antes de tomar essa decisão, um deles muito importante é também a saúde do casal!

quero engravidar

Sabendo disso, devemos considerar algumas precauções que podem ajudar (e muito!) a evitar problemas futuros. Quer saber mais sobre o deve ser investigado na saúde e no corpo do homem e da mulher antes de terem um bebê? Informe-se mais abaixo!

Saiba quais são os exames para evitar problemas!

Por que razão deve-se realizar um check-up antes de o casal ter um filho? Também conhecido como "exames pré-nupciais", esses exames são muito importantes para haver a possibilidade de detectar e tratar precocemente problemas que possam comprometer não apenas a fertilidade, mas também a saúde de ambos.engravidar exame fertilidade mulher

Na fase pré-concepcional, o obstetra terá a chance de analisar o histórico de gestações anteriores e aspectos genéticos do casal, levantando casos de abortos recorrentes e de problemas como a síndrome de Down.

A suplementação com ácido fólico é outro cuidado que, quanto antes for iniciado, melhor. A carência desse nutriente está diretamente relacionada aos casos de problemas neurológicos graves, como a ocorrência de DFTNs (defeitos no fechamento do tubo neural do bebê), que pode resultar em anencefalia.

A mulher

A mulher deve fazer um exame clínico geral para detectar a presença de alguma patologia que possa prejudicar a gravidez.

Ela deve realizar sua consulta ginecológica de rotina e colher o exame de Papanicolau. O exame bacterioscópico e cultura da secreção vaginal também são importantes para detectar corrimentos e infecções por bactérias de transmissão sexual como a Chlamydia, Microplasma e Ureaplasma.

Além disso, o exame de ultrassonografia pélvica - se possível por via vaginal - também deverá ser realizado. Ele mostra se o útero e os ovários estão normais. Para avaliar as dosagens hormonais, é feito um exame de sangue, e hemograma completo porque, se for detectada anemia ou qualquer outra enfermidade associada ao sangue, é preciso tratar antes que a mulher engravide, e, para detectar doenças infecciosas as sorologias são fundamentais.

O exame preventivo de câncer de colo de útero, e também o exame de urina tipo I, pois a infecção urinária pode provocar aborto e óbito fetal. Exame parasitológico de fezes e exame de glicose, visto que o diabetes pode complicar muito a gravidez, especialmente no último trimestre.

Também hora de imunizar a mãe contra doenças que possam comprometer a formação do feto, como a rubéola e a hepatite B, e das hipertensas equilibrarem a pressão arterial.  É indicado que mulheres com tendência a engordar ou que começam a gestação com peso elevado iniciarem uma dieta para manter o peso em limites aceitáveis sem comprometer o desenvolvimento do bebê.

ebook o guia para uma gravidez saudavel e feliz

O homem

No caso do homem, ele deverá igualmente realizar exames de sangue para doenças infecciosas, analise do RH compatível e dosagens hormonais. Além disso, o espermograma deve ser feito, pois é o exame que mostra se o homem tem uma contagem normal de espermatozoides e também avalia o seu aspecto: se eles têm formato e mobilidade normais.

Quando esse check-up deve ser feito?

O quanto antes, melhor! É indicado que a realização deste check-up seja feita a partir de um ano antes da tentativa. Evite deixar para última hora para não haver maiores surpresas quanto a problemas infecciosos, genéticos e hormonais. E, principalmente, são muito importantes para verificar problemas relacionados à fertilidade, pois estes, quando detectados e tratados precocemente, têm em geral um bom prognóstico.

Se for para estipular um tempo mínimo, quatro meses antes é o indicado, porque, se não estiver imune para a rubéola ou hepatite B por exemplo, haverá tempo hábil para proceder a imunização.

homem mulher fertilidade filhos bebê

Depois de realizar os devidos exames, e com tudo certo, detectado e tratado, você já pode começar a pensar e estudar as novas questões que envolvem o nascimento de um bebê: o que é feito durante a consulta pré-natal e qual a sua importância? Quais os tipos de parto disponíveis e qual é melhor para mim? O que significa parto humanizado? Já se pegou pensando sobre isso? Saiba mais sobre os tipos de parto clicando aqui!

Esse artigo te ajudou? Comente ou responda aqui.