Leite materno: Como armazenar?

Você sabe como guardar o seu leite?

O armazenamento do leite materno é uma estratégia bastante eficiente e para que esta prática seja segura, é necessário estar atenta e aplicar algumas recomendações do Ministério da Saúde.

body amamentação amamentar

 

Sabemos que a prioridade deve sempre ser dar o peito e que a amamentação e o contato direto traz muitos benefícios para a mãe e o bebê. Mesmo as mães que voltarem ao trabalho antes de o bebê completar seis meses têm direitos a intervalos para amamentar. (artigo 396 da CLT). Ainda assim, sabemos também que na prática isso pode ser diferente e haver a necessidade de armazenar o leite, e para garantir que o bebê receba o melhor alimento que ele pode ter, saiba como armazenar de forma segura:

sutiã amamentação amamentar

1- Armazene o leite coletado em um frasco hermeticamente fechado.

2- Deixe um espaço de dois dedos entre a boca do frasco e o leite.

3- É importante sempre anotar em cada frasco a data e horário da coleta.

4- Guarde o frasco no freezer ou no congelador.

5- Jogue no lixo todos os materiais descartáveis utilizados na coleta.manual completo amamentação eficaz grátis6- Higienize os materiais que servirão para a próxima coleta.

O frasco na qual você irá guardá-lo deve ser um recipiente próprio, que pode ser comprado em farmácias, ou frascos e sacos que possam ser esterilizados em casa e, que devem ser colocados na geladeira, congelador ou freezer.

Qual é o prazo de validade?

Na geladeira: 12 horas, no freezer ou congelador: 10 dias.
Na hora do consumo, você deve amornar em banho-maria (atenção: o Ministério da Saúde alerta que não é recomendável ferver ou aquecer o leite no micro-ondas, pois assim ele perde os seus fatores de proteção) e agitar o frasco lentamente para misturá-lo. Depois da mamada, o leite morno que não for ingerido pelo bebê deve ser descartado.

Gostou das dicas? Continue lendo sobre amamentação e cuidados com o bebê clicando aqui!

Esse artigo te ajudou? Comente ou responda aqui.