Mamilos doloridos ou machucados: E agora?

Mamilos muito doloridos e machucados, sentir dor na amamentação, apesar de muito comum, não é normal e requer intervenção!

dor na amamentação

É comum, nos primeiros dias, que você sinta uma dor leve ou moderada nos mamilos no começo das mamadas. Essa dor é por causa da forte sucção do bebê na aréola. Ela pode ser considerada normal, e não deve continuar além da primeira semana.

body amamentação com bojo

No entanto, ter os mamilos muito doloridos e machucados, apesar de muito comum, não é normal. Precisa de intervenção! Segundo o Ministério da Saúde, a causa mais comum de dor para amamentar se deve a lesões que ocorrem nos mamilos por posicionamento e pega inadequados.

Outras causas podem ser: o caso de mamilos curtos, planos ou invertidos, disfunções orais no bebê, freio da língua do bebê muito curto. Sucção não nutritiva prolongada, uso impróprio de bombas de extração de leite, uso de cremes e óleos que causam reações alérgicas nos mamilos e longa exposição a tecidos úmidos.

Como evitar os mamilos machucados?

Os sintomas são: vermelhidão, edema, fissuras, bolhas, “marcas” brancas, amarelas ou escuras, hematomas.

Bermuda Modeladora Max Control

Mamilos machucados são uma séria causa de desmame. Por isso, prevenir é muito importante, o que pode ser conseguido com as seguintes medidas, veja abaixo:

• Amamentação com posicionamento e pega adequados. Para ler mais sobre a pega adequada, clique aqui!
• Cuidados para que os mamilos se mantenham secos, expondo-os ao ar livre ou à luz do sol e trocas frequentes do absorvente de seios quando há vazamento de leite.
• Não uso de produtos que retiram a proteção natural do mamilo, como sabões que podem ressecar, álcool ou qualquer produto secante.
•Fazer o peito de chupeta. Por que? A criança que é colocada no peito assim que dá os primeiros sinais de que quer mamar vai ao peito com menos fome, e assim, com menos chance de sugar com força demais.
• Ordenha manual da aréola antes da mamada se ela estiver ingurgitada. Isso aumenta a sua flexibilidade, permitindo uma pega adequada. Os sutiãs de amamentação facilitam o acesso e o manejo dos mamilos.

sutiã amamentação bojo
• Introdução do dedo indicador ou mínimo pelo canto da boca do bebê se for preciso interromper a mamada. Assim a sucção é interrompida antes de a criança ser retirada do seio.

Meus mamilos já estão machucados, e agora?

As lesões nos mamilos são muito dolorosas, e são muitas vezes a porta de entrada para bactérias. Por isso, além de corrigir o problema que está causando a dor mamilar (na maioria das vezes é a má pega), é necessário fazer algo para aliviar a dor e facilitar a cicatrização das lesões o mais rápido possível. Como por exemplo o uso do óleo de coco


Quer receber conteúdos como esse? Faça parte de nossa Lista VIP

* campos obrigatórios


 

Qual seu período de gestação?


Mais conforto para diminuir a dor na amamentação:

Existem algumas medidas para dar mais conforto caso haja lesão e dor. Confira algumas dicas abaixo:

• Início da mamada pela mama menos afetada.
• Ordenha de um pouco de leite antes da mamada. Isso irá facilitar o começo do reflexo da saída de leite, evitando que a criança precise sugar muito forte no início da mamada para desencadear esse reflexo.

https://www.dicadelingerie.com.br/suti-de-amamentar-com-renda-hc02
• Faça diferentes posições para amamentar, diminuindo a pressão nos pontos dolorosos ou
áreas machucadas.

• Use roupas confortáveis que não irão atrapalhar o bebê e que facilitem você a posicioná-lo na mama. Para casa, a dica são pijamas ou camisolas próprias para amamentação, de tecido macio, e sutiãs especiais de amamentação, projetados para não incomodar a mamãe e o bebê.

• Compressas de água morna aliviam a dor. Se os mamilos estão com escoriações ou fissuras, recomenda-se que eles sejam enxaguados com água limpa após cada mamada, para evitar infecção.

Atenção: limitar a duração das mamadas não tem efeito na prevenção ou tratamento do trauma mamilar. Cremes, óleos em geral, antissépticos, saquinho de chá ou outras substâncias tópicas devem ser evitados, pois não há comprovação de que sejam eficientes, podendo ser prejudiciais.

Aprender sobre o posicionamento adequado e pega correta é a melhor intervenção para dor
nos mamilos.

Se a lesão mamilar é muito extensa ou a mãe não está conseguindo amamentar por causa
da dor, pode ser necessário interromper temporariamente a amamentação na mama afetada; no entanto, a mama deve ser esvaziada por ordenha manual ou com bomba de extração de leite.

manual completo amamentação eficaz grátisGostou das dicas? Continue lendo sobre amamentação, pós-parto e como cuidar do seu bebê clicando aqui!

Fonte: Ministério da Saúde
Esse artigo te ajudou? Comente ou responda aqui.