O bebê está chorando? Saiba as razões e o que fazer!

bebê-chorando

Você sabe reconhecer o motivo de choro do seu bebê? E o que fazer quando ele chora?

O choro pode confundir muitos pais, e algumas vezes deixá-los loucos! Isso é normal... Mas é possível ficar mais tranquilo(a) sabendo por quais motivos um bebê pode chorar. Veja este guia básico, principalmente para as mamães e papais de primeira viagem! Mas é claro que cada bebê é único, e cada maternidade é uma aventura diferente.

calcinha cinta modeladora pós parto Mamãe usando a calcinha cinta modeladora pós-parto

Por isso, confira agora as possíveis razões para o bebê chorar e o que você pode fazer para ajudá-lo.

"Buá!"

Muita calma nessa hora! Primeiramente, é importante lembrar que no início da vida, o choro é o único jeito que o bebê tem para se comunicar.

Quais são as principais razões para o bebê chorar?

1- Fome

O choro poder ser um sinal de que o bebê está com fome. Mas é importante saber que ele é considerado um sinal tardio. Antes de chorar, o bebê te dá outros sinais de que está com fome, são eles:

Abrir a boca, esticar a língua, virar a cabeça para lado procurando o peito, fazer movimentos ou sons de sucção, sons suaves de gemido, colocar a mão na boca ou chupar/morder as mãos, dedos, lençol ou qualquer objeto que toque sua boca, movimentar a cabeça para frente e para trás, franzindo as sobrancelhas, agitação e choro.

Chorou de fome? Esteja preparada em qualquer lugar usando sutiãs de amamentação com cliques práticos para atender na hora as necessidades do seu bebê com praticidade.

sutiã amamentar Clique aqui para ver o Sutiã de Amamentação Nuvem

2- Cólicas

No início, o sistema digestivo do bebê ainda está imaturo, por isso cólicas são comuns. Procure saber quais alimentos mais causam cólicas em bebês, e sempre observe quais são os alimentos que quando a mãe come costumam causar desconforto no bebê.

Aprenda também as técnicas que ajudam a aliviar o bebê caso as cólicas aconteçam.

Lembre-se que o leite materno contém enzimas que facilitam a digestão e ajuda a amenizar cólicas e desconfortos. Esse é mais um dos tantos benefícios da amamentação.


Quer receber conteúdos como esse? Faça parte de nossa Lista VIP

* campos obrigatórios


 

Qual seu período de gestação?


3- Frio ou calor?

Aprenda a identificar como o bebê está se sentindo. No início ele sente mais frio, e é por volta de um mês que você já pode vestir de acordo com a maneira como você está sentindo a temperatura. Para saber como identificar se o bebê está com frio ou calor, clique aqui!

4- Sujou!

O bebê pode chorar simplesmente porque a fralda está suja/molhada. Nesse caso, é preciso conferir se é esse o motivo do desconforto e trocar as fraldas. Quer ver dicas para a hora de trocar fraldas? É só clicar aqui!

5- Sono

sutiã de amamentação colorido Sutiã de Amamentação em cor vibrante e detalhe em Renda

Quando o motivo do choro é sono, normalmente, o bebê fica com um choro mais irritado e esfregando os olhos ou a orelha. Você também pode perceber o bocejo no choro e a boca do bebê fica em formato oval.

6- Dor

Quando a criança está com dor, o choro costuma ser mais forte, soar como um "é", ela fica vermelha e pode levar as mãos para o local de onde vem a dor. Caso as outras razões comuns para o choro tenham sido descartadas, não deixe de consultar o médico imediatamente.

sutiã de amamentação Mamãe usando o sutiã de amamentação Dica011

7- Quer arrotar!

E se o bebê não consegue arrotar, ele tenta expulsar o gás. Isso faz um ruído durante o choro que você pode identificar como um “ê”. É a tentativa que faz para soltar o arroto.

8- Colo

O bebê pode chorar simplesmente por querer carinho. Lembre-se que algumas crianças choram mais e tem mais dificuldades para se adaptar a essa diferença da vida de dentro para fora do útero. Isso é normal e o tempo de cada bebê deve ser respeitado. Lembre-se que é tudo novo para ele!

Carinho, proteção e pronto atendimento com o bebê só tendem a aumentar a confiança dele e todos ficam felizes!

Gostou? Compartilhe essas dicas!

manual completo amamentação eficaz grátis

Esse artigo te ajudou? Comente ou responda aqui.