O braço não mexe? Pode ser Pronação Dolorosa!

pronacao-dolorosa-braço-criança

A Pronação Dolorosa é algo muito comum em crianças pequenas. Pode acontecer sem a gente perceber e deixar muitos pais assustados! Aconteceu comigo. Conheça melhor para estar preparado caso aconteça com você também, e saiba como evitar:

O que é?

Geralmente, é assim: de um segundo para o outro, o seu filho fica com o bracinho imóvel. Ele pode reclamar de dor, ou simplesmente ficar mais quietinho e não estar conseguindo mexê-lo. A gente leva um susto e fica sem entender!


Quer receber conteúdos como esse? Faça parte de nossa Lista VIP

* campos obrigatórios


 

Qual seu período de gestação?


E aí quando chegamos ao médico, ele avalia o braço da criança, o cotovelo, e diz: "isso é pronação dolorosa".

A pronação dolorosa é um pequeno deslocamento da cabeça do rádio(o rádio é um dos ossos do antebraço, e a cabeça do rádio é parte desse osso que participa da articulação do cotovelo).

Com um simples movimento, o médico consegue voltar com os ossos da criança para o lugar.

O médico então explica que a pronação dolorosa pode facilmente acontecer durante movimentos simples em crianças pequenas, quando você mesmo que de leve as puxa pelo braço.

melissa

Comigo foi assim: A minha filha Melissa tropeçou e, naquele reflexo rápido, eu a segurei pelo braço. Ela reclamou de dor apenas por um instante, mas ela relutava em utilizar o braço, que permanecia dobrado e encostado ao lado do corpo. Na tentativa de mexer o braço, ela reclamava de dor.

Mas também pode ocorrer enquanto alguém está brincando com a criança fazendo algum movimento que a segura pelos braços, ou mesmo com crianças enquanto brincam sozinhas: ela escorrega, estica o braço para tentar se segurar e desloca o cotovelo.

mariana_mãe_melissa

Os sintomas são:

Dor (que ocorre no momento e pode passar), e braço imóvel. Geralmente, a criança fica com o braço dobrado ou segurando-o junto ao corpo.

Em que idade pode acontecer?

Geralmente entre 1 aos 5 anos, quando os ligamentos ainda são frágeis e em formação. Existe risco de ocorrer mais de uma vez, e a partir de 4 ou 5 anos já não acontece mais. Sabe-se que 65% dos casos ocorrem em meninas.

Pode ser sério?

Se a pronação dolorosa for muito intensa, pode ocorrer a lesão do ligamento e será necessário realizar procedimento cirúrgico. Por isso, quando acontece, o caso precisa ser avaliado por um médico.

pronação-dolorosa-braço-imóvel-criança

O que fazer para prevenir?

Evite realizar movimentos que forcem o braço da criança para não haver o risco de produzir a pronação dolorosa.

manual completo amamentação eficaz grátis

Esse artigo te ajudou? Comente ou responda aqui.