Os benefícios do parto normal para a mulher e o bebê

Vai fazer o parto normal?

Gravidez é assim: junto com o bebê vem um monte de decisões. E, provavelmente já super cansada na fase final, você ainda tem que vivenciar uma escolha essencial (que provavelmente já estava pensando há meses atrás...). Qual será o parto? É a hora de pesquisar, ler, reler e ouvir experiências.

Tem mulheres que são decididas. Tem mulheres que por muitas razões, são indecisas, e há as que não tem muita escolha. Parto é um tema que gera muita ansiedade, mas que também precisa de muita informação.

Para te ajudar a se informar mais sobre o parto normal, separei 5 benefícios do nascimento do bebê pelo parto natural:

Parto normal benefícios corpo conjunto amamentar

Quais são os benefícios do nascimento no tempo certo?

1- Menor risco de complicações para a mãe e o bebê em decorrência da cirurgia; (leia mais o que você precisa saber sobre o parto cesariana clicando aqui!)

2- Há liberação de hormônios que facilitam o início da amamentação;

sutia amamentação amamentar

3- Contato imediato entre mãe e bebê, o que estimula a interação materna;

4- Preparação do bebê para o ambiente externo, com maior amadurecimento do pulmão e contato com as bactérias benéficas da mãe, reduzindo a incidência de doenças infantis;

5- Recuperação mais rápida do útero e do corpo da mulher, que requerer menores cuidados, menos dor após o parto, a possibilidade de voltar às atividades diárias e ter alta hospitalar mais cedo.amamentação amamentar mãe bebê

Projeto Parto Adequado

"Respeite as fases do seu bebê"

(Nas redes sociais: #PartoAdequado)

gestante amamentação amamentar

Você conhece o Projeto Parto Adequado?  Criado pela ANS e parcerias, esse projeto visa destacar a importância de respeitar as fases do bebê dentro da barriga, inclusive o horário em que ele estiver pronto para nascer.

A mulher tem o direito de ser informada para se tornar parte ativa na decisão pelo tipo de parto. Hoje, não há evidências científicas que justifiquem o agendamento de uma cesariana, salvo algum risco claro para a saúde da mãe e do bebê.

gestante gestação amamentação

É importante buscar a opinião dos médicos, enfermeiras e demais profissionais que acompanham o pré-natal e trocar experiências com mulheres que tiveram diferentes tipos de parto.

Fonte:  Ans.gov.br

ebook o guia para uma gravidez saudavel e feliz

Achou interessante essas informações sobre o parto normal? É muito importante também para a mulher que opta por esse método de parir, estar informada sobre o conceito de parto humanizado, para que seja garantido todos os seus direitos nesse momento. Para saber mais, leia aqui.

Esse artigo te ajudou? Comente ou responda aqui.