Por Que Não Consigo Engravidar?

Para algumas tentantes, o resultado disso pode gerar angústia e frustração

O sonho da maternidade para algumas mulheres parece distante por não conseguirem engravidar após várias tentativas. O resultado disso gera desânimo, frustração e angústia.

Se este é o seu caso, saiba que escrevemos este artigo para te mostrar o que pode estar dando errado e como proceder para obter êxito na fecundação.

Mas, antes de tudo, entenda que você não é a primeira e nem será a última a estar nesta situação. Assim como você, outras mulheres um dia também questionaram a si mesmas com: “Por que não consigo engravidar?”.

Entenda, a seguir, o que pode estar impedindo que “o seu positivo” chegue logo. Muitas vezes, a solução é mais simples do que se imagina.

ANTICONCEPCIONAIS

Se você está pensando em engravidar, mas ainda sim está tomando anticoncepcionais, o primeiro passo é aboli-los o quanto antes.

O tempo de concepção após a suspensão da pílula pode variar de mulher para mulher. Em alguns casos, a gestação pode acontecer até seis meses depois, mas para 85% das mulheres este prazo pode aumentar para 12 meses.

Mas se a mulher sofre com períodos menstruais irregulares, ela também terá problemas, mesmo com a suspensão dos anticoncepcionais. Como consequência, ela poderá ter dificuldade em ovular (no caso de ovários policísticos) ou uma baixa reserva ovariana.

Se isto aconteceu com você, saiba que é necessário procurar um médico imediatamente.

 

TER RELAÇÕES SEXUAIS EM PERÍODO FÉRTIL

Entender o período fértil da mulher é um importante passo para quem deseja engravidar. Ele dura sete dias e acontece entre 10 a 14 dias após o primeiro dia da menstruação.

Para ter um melhor controle deste período o ideal é anotar no calendário, assim você saberá os melhores dias para se ter relação sexual.

COMO VOCÊ ESTÁ CUIDANDO DA SUA SAÚDE?

Muitas pessoas ignoram o cuidado com o próprio corpo e acabam exagerando em bebidas alcóolicas, cigarros, má alimentação, sem contar no aumento de estresse adquirido com excesso de trabalho.

Saiba que estas atitudes são grandes vilãs para quem quer conseguir engravidar. E isso não vale apenas para a saúde da mulher, o homem também deve sempre se atentar em cuidar da dela.

Primeiro passo é investir em uma alimentação rica em vitaminas e minerais, como gérmen de trigo, ovos, azeite, óleo de girassol e o grão-de-bico e evitar os carboidratos.

Praticar atividade física regularmente é outra importante recomendação, pois ela vai melhorar a circulação sanguínea, aumentar a produção e a qualidade de espermatozóides; vai diminuir a ansiedade e o stress e ainda melhorar o controle hormonal. Logo, ajudará na fecundação.

QUANDO VOCÊ DEVE PROCURAR AJUDA

Se mesmo depois de ter feito tudo e com estes conselhos você não conseguiu engravidar, saiba que é hora de procurar um médico. O período para se tomar esta atitude é após um ano de tentativas.

Contudo, não se limite a apenas um especialista, se consulte com mais de um. Ele poderá pedir um exame de sangue para saber como está sua saúde e o que pode estar impedindo a concepção.

Um dica importante é procurar outras mulheres que estejam passando por problemas semelhantes. Assim, vocês podem compartilhar experiências; e você, ficar mais tranquila!

 

ebook gratuito dica de lingerie gravidez confortável

 

 

Esse artigo te ajudou? Comente ou responda aqui.