Quero me exercitar na gravidez: O que saber?

Quais são os benefícios da prática de exercício físico na gravidez? E as precauções? O que devo saber antes de me exercitar nessa fase?

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A prática de exercício físico é uma atividade cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. No mundo todo, estamos cada vez mais nos sensibilizando para estilos de vida mais saudáveis.

gestante fitness exercício gravidez Conjunto fitness com calça para gestante

 

Mas o exercício físico indicado para gestante é o mesmo de uma pessoa não gestante? Não. Gravidez não é doença, mas é um período que envolve muitas mudanças no organismo materno. Por isso, sabemos que a prática de exercício físico deve ser ponderada e ser levado em conta os hábitos da mulher antes da gravidez.

Calça fitness gestante Calça fitness para gestantes

 

 

 

A prática de exercícios físicos apresenta benefícios para a saúde da grávida, como: melhorar o controle da gordura corporal, favorecer as interações psicossociais e a eventual facilitação do trabalho de parto.  Auxiliam no controle do peso, diminuem o risco de diabetes gestacional, hipertensão arterial e problemas na coluna. O exercício físico deve ser de baixa intensidade e duração média de quarenta minutos para não acarretar complicações para a mãe e para o feto. Quais são os riscos? A prática de atividade física sem controle profissional pode acarretar o risco de hipoglicemia, hipertermia, diminuição do fluxo sanguíneo para a placenta e lesões músculo-esqueléticas.

Quero me exercitar, o que fazer?

1- Em primeiro lugar, a gestante precisa da liberação médica.
2- Após a liberação, ela precisa ser acompanhada por um profissional de educação física. O histórico de atividades da gestante precisa ser levado em consideração.
3- Organize a prática do exercício físico na sua rotina, para evitar inconstâncias!

fitness gestante Conjunto fitness para gestantes

Uma atividade que traz muitos benefícios e não causa um gasto de energia exagerado é o pilates. Fortalece toda a musculatura do corpo, relaxa a mente e prepara a mulher para o parto.


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Amenizando o estresse na gravidez!

Embora seja normal a ansiedade tomar conta dessa fase - afinal, você está gerando uma vida, lidando com o medo do parto e pensando nos cuidados e na educação do filho que está por vir - o baixo peso e problemas de desenvolvimento na infância podem ter a ver com altos níveis de estresse na gravidez.

calça exercício físico gestante ioga

Para quem curte, uma dica para amenizar esse sintoma é a ioga. Um estudo realizado pelo Centro de Investigação em Saúde Fetal da Universidade de Manchester, no Reino Unido, em 2013, comprovou que a prática de ioga pode ajudar a amenizar o estresse na gravidez: ela ajuda a diminuir o inchaço tão comum no fim da gestação, e como os exercícios de respiração fazem com que o coração bata mais depressa, os rins também passam a funcionar mais rápido, minimizando a retenção de líquido, que provoca o inchaço. Além disso, esse aprendizado também vai ajudá-la durante o parto.

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Mesmo com o equilíbrio alterado durante a gestação, é possível praticar a atividade sem dificuldade, seguindo sempre as orientações de um profissional que deve ser especializado em gestantes, e ter o aval do obstetra antes de tudo.

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