Dor? O Problema Pode Ser Mais Embaixo!

Não ignore sua saúde íntima, saiba como se cuidar

cuidados íntimos importantes

Qual mulher nunca teve infecção vaginal em algum momento da vida?

Quando se trata deste assunto, logo algumas pessoas ficam com aquela sensação de “nojinho”, mas mal sabem elas que o problema é bem mais embaixo (literalmente).

Conhecida como “vaginite”, esta anomalia é silenciosa. O mau cheiro na vagina é um dos primeiros sinais de que há algo de errado, mas muitas mulheres têm ignorado por achar normal o odor.

Sem menos esperar, começam as coceiras na região íntima feminina, a cor do corrimento muda, vêm as dores ou ardência ao urinar e a vítima sente dor ao ter relações sexuais.

Sabia que o bebê pode até nascer prematuro se a mãe estiver com esta doença?

Parece muita coisa, mas estes são só alguns dos sintomas que se não cuidados poderão desenvolver doenças mais graves.

Caso você esteja com algum destes problemas, procure imediatamente um médico.

Mas para quem não quer passar por isso, a prevenção é o melhor remédio. E como prevenir? Com estas dicas:

CONSULTE SEMPRE UM MÉDICO

Quando você fez os exames necessários? Se nem lembra, é melhor já marcar com um e verificar se está tudo ok com sua saúde íntima. No caso da prevenção, é recomendável uma consulta por ano e sempre que houver algum problema.

Usar vestidos é mais que recomendado

USAR ROUPA ADEQUADA

A vagina deve sempre estar arejada. Por isso, o ideal é evitar roupas apertadas como no caso das peças em jeans. Dê preferência a roupas mais finas, como os vestidos.

DURMA À VONTADE

Como mencionado anteriormente, a vagina não pode ficar abafada para não acumular secreções. Livre-se da sua calcinha pelo menos pra dormir. Assim, vai ajudar a melhorar a circulação e a arejar a área íntima.

SAIBA SE HIGIENIZAR

Se a limpeza íntima não for bem feita, pode acumular sujeira e bactérias ao redor da vagina, causando mau cheiro. Sendo assim, após urinar e evacuar procure sempre se lavar e se enxugar com uma toalhinha.

QUANDO A ROUPA ÍNTIMA DEVE SER TROCADA

Calcinhas velhas ou mal higienizadas acumulam bactérias que podem passar para a vagina. Para que isso seja evitado, o recomendável é trocar suas calcinhas com frequência. Já até escrevemos sobre isso. Dá só uma conferida em nosso artigo "Dicas e Cuidados que Você Deve Ter com Suas Lingerie".

VIDA SAUDÁVEL

Alimentos apimentados, excesso de gordura e álcool e produtos enlatados que contém conservantes químicos são prejudiciais. O melhor é aderir a uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.

Muitas vezes a mulher cuida de toda a família, mas dificilmente consegue arranjar um tempinho para cuidar de si. No entanto, saúde é coisa séria, ainda mais a saúde íntima. Por isso, esteja sempre em dias com seus exames de rotina que neste caso nunca é demais.

Colaborou com a produção deste artigo a ginecologista e obstetra Dra Elizabethe Gouvêia

frete grátis dica de lingerie

Esse artigo te ajudou? Comente ou responda aqui.