Umbigo do bebê: E agora, como cuidar?

Umbigo do bebê recém-nascido: está com receios na hora de realizar os cuidados? Ele realmente exige uma atenção especial! Provavelmente o pediatra irá te passar as instruções, mas caso haja alguma dúvida ou insegurança, calma! Pensando nisso, registrei aqui neste artigo alguns passos para você não esquecer nessa hora!

pijama short doll amamentação

O processo de cicatrização exige cuidados:

- Faça uma higienização completa do local com a ajuda de haste de algodão e álcool 70% três vezes por dia, para evitar traumas, dores e sangramento.

- É indicado que esse procedimento seja realizado após o banho e em cada troca de fraldas para evitar que o cordão não fique molhado de urina.

- No banho, é importante lembrar que a região deve ser lavada com água e sabonete líquido neutro. Em seguida, você deve secar delicadamente.

umbigo bebê recém nascido

- O coto irá ressecar e cair após a primeira semana de vida. Esse tempo pode variar?

Em geral, vai levar de 7 a 15 dias, podendo haver variação sem que isso represente realmente um problema.

E também é normal que ocorra um pequeno sangramento, seguido da queda do coto umbilical.

Os cuidados devem continuar em casa, até a queda do coto, e mesmo com a queda, a cicatriz que fica no local deverá receber os mesmos cuidados, até que ela também seque por completo.

higiene do bebê banho

Além disso, se a fralda estiver em contato com o umbigo, pode acontecer de sair pus ou sangue.

A região também pode exalar algum mau odor sem que isso seja sinal de infecção.

Porém, a criança apresentando febre, mamar menos, apresentar inchaço ou vermelhidão ao redor do umbigo, você deve levar ao médico imediatamente, pois é sinal de que a área pode estar inflamada ou infeccionada.

manual completo amamentação eficaz grátis

Essas dicas foram úteis? Veja mais artigos sobre o que fazer para evitar ou tratar o "leite empedrado" e muito mais para maternidade, pós-parto e amamentação clicando aqui!

Esse artigo te ajudou? Comente ou responda aqui.